quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

#101



tenho de parar de deixar as palavras de terceiros falarem meus sentimentos e começar a esboçar frases sem sentido.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

#100

Hoje resolvi fazer algo diferente... (Só porque é o post #100. Grandes merdas.)

Como muitos devem saber (ou não), sou uma pessoa que adora cultura inútil da internet. Mesmo. Mostre-me um vídeo de um bode gritando ou de fails, que eu fico feliz. Em 2011, resolvi unir o agradável ao útil: escrever uma monografia sobre o meme LOLcat. 

Creio que foi em 2009 que conheci os LOLcat e foram horas, horas e mais horas viajando pelas páginas do I Can Has Cheezburger. Até pensei em fazer o trabalho final sobre as fotos de gatinhos legendadas para uma disciplina da minha graduação (Estudos de Mídia, pela UFF), mas, nah. Era algo muito bobo e desisti. Acabei escrevendo sobre o caso do voo 447, da Air France, e da sua repercussão no Twitter. Mas em 2011 tomei coragem e decidi: vou me formar às custas de kittehs. E assim foi.

Após um ano se sufoco, muito suor e lágrimas, "Meme de Internet também é serious business" ficou pronto. Neste trabalho, eu passo pelos conceitos de meme de Richard Dawkins; os memes da Internet; e o que motiva as pessoas a colaborarem com este tipo de conteúdo. Mergulhei fundo no I Can Has, criando LOLcats e interagindo com os usuários do site. Comecei a pesquisa com a ideia de que não havia muito engajamento em relação aos memes de Internet, em especial, aos LOLcats, mas acabei percebendo que isso é bem diferente. Existem diversas formas de laços sociais presentem nesta comunidade virtual, assim como inúmeros motivos pelos quais o usuário opta por legendar fotos de gatos. Enfim, apesar de perrengue que é monografar, posso dizer que tive um caso de amor e ódio com este trabalho: Amor porque eu estava adorando pesquisar; e ódio porque cada vez mais eu queria adicionar coisas ao trabalho, e não dava, seja por motivo de prazo de entrega - que já estava tenso, pois troquei de orientador e tema nos 45 minutos do segundo tempo - ou por "ISSO É APENAS UMA MONOGRAFIA. VÁ COM CALMA!".

Se tudo der certo e se eu resolver estudar, o Projeto Mestrado 2014 vinga e eu volto à minha pesquisa, já que só trabalhar não está fazendo bem ao meu estado mental.